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Mudanças WhatsApp business API: Novo modelo de cobrança 

Em fevereiro de 2023, o Meta (Facebook) anunciou alterações no modelo de cobrança da API do WhatsApp Business. E em 01 de junho de 2023, a cobrança passou a ser baseada no tipo de atendimento. 

Até o final de maio de 2023, a cobrança por conversas ocorria de duas maneiras:

  • Quando o usuário entrava em contato direto com a empresa (chamado de UIC);
  • Quando a empresa iniciava o contato com o usuário (chamado de BIC). 


Em ambos os casos, a cobrança era renovada a cada 24 horas (sessão). 

A partir do 01 de junho de 2023, as mensagens começaram a ser cobradas com base em 4 categorias: utilidades, marketing e autenticação (no formato de template) e conversas de serviços, enquadradas como formato livre. 

Neste blog, você poderá entender mais sobre as mudanças nas taxas de cobrança de envio de mensagens pelo aplicativo WhatsApp Business. 

Tipos de cobrança por conversa WhatsApp Business API

Conversas de Utilidades

Essas conversas são iniciadas pela empresa e têm como objetivo comunicar transações, lembretes, solicitações e atualizações. Esse tipo de conversa é classificado como formato template e possui uma janela de 24 horas para interação. 

Houve uma redução de 30% na cobrança por mensagens de utilidades, passando de $0,05 dólar para $0,035 dólar. 

Veja abaixo exemplos deste tipo de mensagem: 

  • “O pedido #0001 foi confirmado.” 
  • “A consulta foi concluída. Veja a sua prescrição médica abaixo.” 
  • “Lembrete: você tem uma consulta agendada para terça-feira às 13h.” 
  • “O check-in foi concluído. Aqui está o seu cartão de embarque para o voo.” 
  • “Aqui está o extrato mensal que você solicitou.” 
  • “O pagamento falhou. Clique aqui para tentar novamente.” 

Conversas de Marketing

Este tipo de conversa refere-se a promoções, convites e ofertas de produtos ou serviços da empresa, destinadas a usuários que concordaram em receber mensagens por este canal. Esse tipo de conversa é classificado como formato template e também possui uma janela de 24 horas para interação. 

Houve um aumento de 25% na cobrança por mensagens de marketing, passando de $0,05 dólar para $0,0625 dólar. 

Veja abaixo exemplos deste tipo de mensagem: 

  • “Agradecemos o seu pedido! Use o código SAVE20 para receber 20% de desconto no próximo pedido.” 
  • “Seu saldo pré-pago está baixo. Clique aqui para recarregar. Receba 10% de bônus com o código EXTRA10.” 
  • “Olá! Este é o nosso perfil no WhatsApp.” 
  • “Desculpe pela demora. Meu nome é XXX. Como posso ajudar você hoje?” 
  • “Agradecemos o seu pedido. Queremos saber a sua opinião. Clique aqui.” 
  • “Esqueceu de algo? Guardamos os seus itens. Clique aqui para finalizar a compra.” 

Conversas de Autenticação

Esta é a única categoria que se aplica a conversas receptivas, iniciadas pelo usuário para tirar dúvidas ou interagir com a empresa. As empresas só poderão iniciar uma nova conversa dentro da janela de 24 horas se não houver outras janelas abertas.  

Caso a empresa responda ao usuário com um modelo de mensagem (template) durante uma conversa de serviço (livre), será iniciada uma nova conversa categorizada de acordo com o modelo de mensagem enviado, e a cobrança será aplicada de acordo com a categoria do modelo.  

As conversas de serviço não tiveram alteração em seu valor, continuando a ser cobrado $0,03 dólar

Janela prolongada: Mensagens CTWA

A janela de acesso ao WhatsApp, proveniente de cliques em anúncios no Facebook e Instagram, foi ampliada de 24 para 72 horas.  

Nesses casos, o investimento se limita ao custo da publicação do anúncio realizado nas plataformas do Facebook e Instagram. Além disso, todas as mensagens trocadas com os usuários dentro da janela de 72 horas não implicarão em novas cobranças por parte da empresa pelo envio de mensagens.  

Ficou com dúvidas sobre este novo modelo de cobrança? Visite a página da Meta e acesse mais informações a respeito. 

WhatsApp Business é canal destaque na comunicação de empresas brasileiras

O WhatsApp Business API é o canal de comunicação mais utilizado em 86% das empresas no Brasil, segundo levantamento realizado pela RD Station em abril de 2023.  

Se a comunicação do seu negócio ainda não utiliza este canal, ou o utiliza sem estar integrado a uma Plataforma Omnichannel, você pode estar perdendo negócios e impactando na satisfação dos seus clientes!

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