O setor de seguros, assim como todos os demais, deve estar atento sobre o que anda sendo especulado como tendências tecnológicas em seu segmento. Acompanhar tendências do mercado, possibilita que as empresas estejam à frente da concorrência e que consigam atender às expectativas dos clientes.
No segmento segurador, espera-se que seja atingido um volume de mercado de U$10,42 bilhões e que até 2030 cresça incríveis U$158,9 bilhões, confirmando ser um setor muito bem-posicionado e atualizado sobre as recentes mudanças.
De acordo com o relatório do Mercado Global da Indústria Insurtech, este resultado tem forte ligação com a consciência dos grandes players do seguro em relação à importância da digitalização e tecnologia, já que mais da metade das seguradoras já enxergam este movimento como prioridade estratégica.
Dito isto, vejamos quais são as maiores tendências para o setor em tecnologia voltadas para o atendimento ao segurado para os próximos anos.
Tendências tecnológicas para o setor segurador
O setor de seguros tem investido em tecnologia para melhorar os serviços, processos e a jornada dos clientes e isso permite que as empresas de seguros se adaptem às mudanças do mercado rapidamente, oferecendo produtos e serviços mais eficientes.
A tecnologia também melhora a segurança dos dados dos clientes, ajudando a proteger contra fraudes e roubos de identidade. Conheça as tendências mais cotadas para os próximos anos:
- Inteligência Artificial e Análise de Dados: Utilização de algoritmos avançados para processar grandes quantidades de dados, a fim de personalizar produtos de seguros e melhorar o atendimento ao cliente;
- Internet das Coisas (IoT): Integração de dispositivos conectados à internet para coletar e transmitir dados em tempo real, permitindo uma melhor avaliação dos riscos;
- Blockchains: Adoção da tecnologia blockchain para aumentar a transparência e segurança nas transações de seguros.
Tendências para atendimento ao cliente no setor segurador
O comportamento do consumidor no geral, mudou drasticamente em poucos anos, fazendo com que as empresas enxergassem com maior transparência que o cliente só permanece consumindo de uma empresa, quando ela o oferece uma experiência verdadeiramente desenvolvida em prol da resolução de suas necessidades, ainda mais quando se trata de atendimento.
Veja algumas tendências que já são muito usuais e se tornarão mandatórias em seguradoras:
- Experiência do cliente: Foco em oferecer uma experiência de atendimento personalizada, segura e agradável aos clientes;
- Omnichannel: Integração de diferentes canais de atendimento, como chat, voz, WhatsApp e e-mail, para proporcionar aos clientes a opção de escolher o canal que preferem;
- Atendimento remoto: Implementação de soluções de atendimento remoto para permitir aos clientes resolverem questões sem sair de casa;
- Integração de tecnologia e atendimento humano: Utilização da tecnologia para aprimorar o atendimento humano, tornando-o mais eficiente e personalizado;
- Chatbots e atendimento automatizado: Utilização de tecnologia de conversação artificial para fornecer atendimento rápido e eficiente aos clientes, 24 horas por dia;
- Autoatendimento: Portais que ofereçam interações que facilitem a jornada dos clientes, com segurança de dados e eficiência.
Em 2024, espera-se que o mercado segurador dê grande ênfase à tecnologia, principalmente, visando diminuição de custos operacionais e foco em fortalecimento do negócio.
Ofereça a qualidade que o seu cliente merece
Como visto acima, várias tecnologias voltadas a experiência e relacionamento do cliente com as empresas de seguro, estão sendo requisitadas e prometem trazer grande crescimento e reconhecimento para este setor nos próximos anos.
Por isso, contar com as melhores soluções tecnológicas do mercado de atendimento e relacionamento, fará toda a diferença na satisfação de seus segurados! Fale com a o time 2CX e conheça as soluções ideais para a sua operação.